quarta-feira, 5 de março de 2014

Reta Final para Analista do INSS: o que estudar?

Olá, Amigos! Como foram de Carnaval? Espero que tenham podido aproveitar, brincar, relaxar ou estudar. Cada um sabe do que estava precisando pra ficar com a “cuca fresca” para nossa prova sábado. Vem agora, nesses últimos dias, um questionamento: o que estudar na reta final?
Temas mais importantes
Um dos primeiros temas abordados na prova de 2013 foi Princípios e Organização da Seguridade Social. Esse tema, por permear todo o sistema de seguridade social, é tema recorrente em todas as provas. Tivemos a comprovação  no certame de 2013.
No edital foi cobrado um tema que não tem sido mais exigido nas provas do INSS, uma vez que a responsabilidade pela arrecadação ficou para a Receita Federal. Contudo na prova de 2013  Orçamento e Arrecadação foi um tema com certa exigência, cobrando, inclusive, índices de contribuição, em alguns casos. Portanto não deixe conferir nossa tabela abaixo com as principais dicas sobre o tema.
O que mudou na lei
                Alguns alunos que tem livros com mais de um ano de uso costuma a perguntar o que foi alterado até aqui. As principais alterações se deram quanto a concessão do benefício de salário-maternidade para mãe adotante, que passou para o prazo de 120 dias, o mesmo da mãe gestante, por força de um Ação Civil Pública e, posteriormente, por medida provisória.
                Também tivemos uma alteração quanto a contribuição para a dona-de-casa. A lei 12.470 permitiu que “aquelas pessoas que trabalhem no ambiente doméstico, sem remuneração e de baixa renda”, possa contribuir com apenas 5%, excluindo apenas o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. Baixa renda, na forma da lei, são as famílias que estão inscritas no CadÚNICO, o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
                Quer mais dicas e questões comentadas? Não deixe de acessar nossa sala de aula na Quinta-feira, dia 06/03/2014, no curso www.olaamigos.com.br
Espero-os lá! Forte abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário