segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dica concurso INSS: Questão de Prescrição e Decadência

(TRT - 24º Região - Juiz do Trabalho)

É CORRETO afirmar:
a)    São consideradas como doença do trabalho a degenerativa, a inerente a grupo etário, a que não produza incapacidade laborativa e a endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. 
Errado. Em desacordo com art. 20 da Lei.8.213/91.
b)     O salário-maternidade é considerado salário de contribuição para a Previdência Social.
Correto. E, como exceção a regra, sobre esse benefício incide contribuição previdenciária.
c)    O direito da Previdência Social de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os seus beneficiários decai em vinte anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
Errado. Esse direito decai em 10 anos.
d)    É de cinco anos o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício, a contar do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo. 
Errado. O prazo é de 10 anos, na forma do art.103 da Lei 8.213/91.
e)    Prescreve em dez anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil.

Errado. O prazo é de 5 anos. Ex.; salário-maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário